SNES #10: NBA Jam

E AÍ GALERA!

NBA Jam é um jogo de basquete, como o próprio nome sugere, lançado em 1993 para arcade. Fez muito sucesso e no ano seguinte foi "portado" para vários consoles, dentre eles, nosso querido Super Nintendo!

NBA Jam (Super Nintendo)
NBA Jam (Super Nintendo)
Para quem não o conhece, NBA Jam é um jogo de basquete 2x2 licenciado pela NBA. Até 4 pessoas podem disputar uma partida, o que deve ser muito divertido!

NBA Jam Arcade
Cabine NBA Jam arcade

O jogo conta com os times e jogadores oficiais da época, além de poder escolher "jogadores" secretos, como por exemplo Bill Clinton e Al Gore, através de códigos!

Uma de suas características mais marcantes é a narração durante as jogadas, principalmente as enterradas... nunca ouviu um BOOMSHAKALAKA!? Nem um HE'S ON FIRE! ao enterrar ou arremessar uma bola em chamas e deixar o aro pegando fogo? Se não, reserve um tempo pra este jogo.

Agora, vamos às pérolas que escrevi sobre o port para Super Nintendo:


COMENTÁRIO:
"NBA JAM - Neto (Dr. Telma): este game de baskete é ótimo, você joga com duas estrelas do time. O que atrapalha, mas não muito, são as enterradas, tem cada uma, tem uma que o cara salta mais alto que a tabela, roda no ar e enterra, de vez em quando ele queima a cesta, é bem animal mas não acha que ver isso um monte de vez, chateia?"

NOTAS: 
ZRAGRAJOGDIVDIFG FUEF SMÚSMÉDIA



99999888,71

Legenda:
Z: zerado/finalizado
R: recomendado
A: alugado
GRA: gráficos
JOG: jogabilidade
DIV: diversão
DIF: dificuldade
G FU: gráfico de fundo (!)
EF S: efeito sonoro
MÚS: música
MÉDIA: média das notas, fator incluído quando passei a lista para uma planilha


Lendo minha crítica, imaginei que as notas seriam menores. Pelo que escrevi, eu devia estar esperando por um jogo mais esporte e não arcade, hoje isso é um belo diferencial do jogo, mas na época, pelo jeito não me agradou, embora as notas apontem o oposto. Vai saber.

Bom, vejamos como avalio NBA JAM após estes anos:


ZRAGRAJOGDIVDIFG FUEF SMÚSMÉDIA



88888777,71

Ajustei as notas pois acho que superestimei o jogo na época, mesmo assim a média final foi boa e acredito, esteja mais perto do correto para este jogo.
 
O detalhe adicional é que eu iria recomendar ele, mas tem outro que considero mais interessante e que é de fato minha recomendação: NBA Hang Time, porém conheci o NBA Hang Time no emulador e por isso ele não consta nesta lista (não foi avaliado) e minha recomendação passará para o NBA Jam T.E. que irei falar mais pra frente.

É isso aí, até mais!

Leandro
LGD Retrogamer

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SNES #18: "Brasileirão 3"

SNES #34: Nigel Mansell F-1 World Championship

SNES #26: Turn and Burn: No-Fly Zone